Projetos de Fontes de Energia Renováveis e Eficiência Energética

A crescente preocupação com a preservação do meio ambiente devido a intensa exploração das reservas esgotáveis de combustíveis fósseis e a busca pela diversificação da matriz elétrica, associado com o aumento na demanda por energia e desenvolvimento da indústria, impulsionou a geração de energia elétrica no mundo a partir de fontes renováveis.

Com o aumento da demanda nacional por energia elétrica e ao mesmo tempo uma crescente movimentação em favor de atividades ecologicamente sustentáveis e menos impactantes, a criação e implementação de projetos de Centrais Geradoras Hidrelétricas e de Usinas de Energia Solar mostram-se como alternativas altamente consideráveis.

Central Geradora Hidrelétrica – CGH

A energia produzida nas hidrelétricas independe dos combustíveis fósseis, porém as grandes centrais costumam gerar impactos ambientais e sociais significativos, resultantes da inundação de grandes áreas e da necessidade de remoção de pessoas que vivem no local.

De acordo com a Lei Federal 13.097/2015, os aproveitamentos de potenciais hidráulicos com potência de até 3.000 kW são considerados como Centrais Geradoras Hidrelétricas – CGHs, que, diferentemente de uma hidrelétrica de grande ou médio porte, não utiliza reservatório para armazenamento de água, logo não necessita de áreas alagadas. Assim, a força da correnteza e a vazão natural dos rios, são aproveitadas, permitindo que a passagem de água se mantenha contínua.

O consumo de água neste tipo de empreendimento é caracterizado como de uso consuntivo, pois a água não é consumida durante seu funcionamento, retornando ao corpo hídrico ao final do processo, o que não causa impacto significativo no meio ambiente.

Portanto, a construção de CGH justifica-se pela redução da dependência de energia proveniente das grandes Usinas Hidrelétricas, induz o desenvolvimento inicial das áreas sob influência do empreendimento, possibilita um melhor atendimento às necessidades de carga de pequenos centros urbanos, rurais e centros industriais e reduzem a vulnerabilidade geral do sistema a ciclos hidrológicos desfavoráveis.

Usina de energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é proveniente da conversão da radiação solar, energia radiante emitida pelo sol, em eletricidade, em um processo em que um material semicondutor é adaptado para liberar elétrons, que são partículas negativamente carregadas que formam a base da eletricidade.

Portanto, as células solares convertem diretamente a mais abundante forma de energia renovável, a energia solar, em eletricidade. Uma vez que o processo de geração é executado por dispositivos semicondutores, não há produção de resíduos ou gases tóxicos que possam alterar o equilíbrio do ecossistema.

Na usina de energia solar fotovoltaica a corrente contínua gerada a partir da luz solar e captada pelos módulos fotovoltaicos (painéis solares) é transmitida para os inversores que a transformam em corrente alternada e a levam a um transformador para a elevação da tensão e transmissão da potência gerada. A eletricidade produzida pela usina de energia solar é então transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída pelas distribuidoras de energia para o uso em casas ou empresas.

Portanto, as usinas de energia solar produzem energia limpa e renovável a partir da luz do sol. Embora o seu investimento inicial seja alto a manutenção é baixíssima, a vida útil é muito longa (mais de 30 anos) e não há produção de resíduos ou gases tóxicos que possam alterar o equilíbrio do ecossistema.